Os benefícios do abacaxi para a saúde

  • Bem-estar
  • 6 de novembro de 2018

Também conhecido como ananás, o abacaxi é uma fruta tropical que faz parte da família das frutas cítricas junto com a laranja e o limão e está entre as mais consumidas no Brasil. Se você tem interesse em conhecer mais sobre os benefícios das frutas cítricas, não deixe de ler um post que fizemos sobre o assunto. No post de hoje vamos focar nos benefícios do abacaxi.

O abacaxi é uma fruta com sabor bastante adocicado que pode ser consumida fresca, em conserva ou até mesmo em sucos, bolos ou sobremesas. Além de ser muito saboroso, ele também é muito nutritivo e pode ser útil na hora de prevenir várias doenças. Confira a seguir os principais benefícios do abacaxi para a saúde.

Os benefícios do abacaxi

Ajuda na perda de peso

O abacaxi contém pouquíssimas calorias, além de ter um alto teor de água e promover sensação de saciedade por mais tempo. Ele age como um poderoso diurético, podendo ser incluído também em sucos detox que ajudam a perder peso mais rapidamente. Além disso, o seu sabor adocicado faz com que ele seja muito bom para inibir a vontade de comer doces.

Fortalece a imunidade

Assim como outras frutas ricas em vitamina C, o abacaxi ajuda no fortalecimento do sistema imunológico através dos anticorpos. Ele ajuda muito quem quer fortalecer o corpo contra doenças e infecções, incluindo a gripe e o resfriado.

Promove o alívio de sintomas da artrite

Apesar de não curar e nem prevenir o desenvolvimento da artrite, o abacaxi é uma fruta que tem efeito anti-inflamatório que pode aliviar os sintomas da doença. Ele contém bromelina, uma enzima digestiva natural que possui efeito anti-inflamatório e função anticoagulante.

Ajuda na prevenção do câncer

Como citado no item anterior, a bromelina presente na fruta apresenta efeito anti-inflamatório, o que também pode ajudar na prevenção do desenvolvimento de câncer. A sua inclusão na alimentação pode ajudar muito na prevenção do surgimento de tumores.

Melhora a digestão

Mais uma vez vamos falar da bromelina, que age como uma enzima digestiva no estômago e promove o desdobramento de proteínas alimentares, facilitando muito mais a absorção de nutrientes e acelerando a digestão. Além disso o abacaxi é rico em fibras que regulam o intestino ajudando na formação do bolo fecal.

Deixa a pele mais bonita

A vitamina C presente no abacaxi é muito importante para quem gosta de ter uma pele bonita e bem conservada. Ela é um nutriente antioxidante que age combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. O abacaxi também contém retinol, um derivado da vitamina A que ajuda na renovação celular e na produção de colágeno, além de suavizar marcas causadas pela acne.

Comentários do Facebook

Benefícios da manga para a saúde

                               

Comidas saudáveis para servir em festas