Benefícios da manga para a saúde

  • Bem-estar
  • 29 de outubro de 2018

Considerada a “Rainha das Frutas”, a manga é uma fruta que veio do sudeste da Ásia e Índia e hoje é muito popular em países com clima tropical como o México, Equador, Peru e Brasil. Ela possui uma casca verde que vai se tornando vermelha ou amarela a medida em que vai amadurecendo e a sua polpa tem uma textura bastante fibrosa, com sabor doce e uma cor puxada para o amarelo ou laranja.

A manga pode ser consumida naturalmente ou como parte de receitas diversas, indo desde sobremesas até saladas e sucos. Se você gosta de manga e deseja incluí-la no seu cardápio, não deixe de conhecer os benefícios da manga para a saúde.

Os benefícios da manga

Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

A manga é rica em vitamina C e vitamina A, que ajudam o corpo a se tornar mais resistente contra doenças causadas por infecções como os resfriados e gripes. A quantidade de vitamina C na manga é maior do que a presente na laranja e no limão. Se você está em busca de uma boa fonte de vitamina C, pode apostar nessa saborosa fruta.

Facilita a digestão

A manga é uma fruta rica em fibras que facilita muito o processo de digestão, prevenindo também o desenvolvimento do câncer de cólon. No quesito ajudar o funcionamento do intestino, a manga perde apenas para o mamão, que é outra fruta muito poderosa contra problemas de intestino preso.

Deixa a pele mais bonita

Além das já citadas vitaminas A e C, a manga também contém vitamina E, o que faz dela uma fruta excelente para quem deseja ter uma pele mais firme e bonita. A vitamina A é conhecida por ajudar no tratamento de problemas de pele como a psoríase e a acne, estando sempre presente nos cremes de tratamento. Já a vitamina C ajuda na produção do colágeno, que torna a pele mais resistente a rugas, assim como a vitamina E.

Ação antioxidante

A manga contém quercetina, uma substância que se liga aos radicais livres, reduzindo bastante as chances de haver danos celulares. A manga ajuda a evitar a degeneração das células de forma geral, evitando o surgimento de problemas como o câncer.

Cuida do coração

Os cuidados com o coração são muito importantes e um dos benefícios da manga é ajudar a cuidar da saúde deste importante órgão. Segundo alguns estudos, pessoas que consomem manga possuem um nível mais baixo de proteína C reativa, que é uma indicadora de risco de desenvolvimento de doenças cardíacas. Isso acontece por causa das fibras solúveis e antioxidantes presentes na fruta que ajudam a controlar a alimentação, baixam o colesterol e ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Comentários do Facebook

Experimente a culinária mexicana com esta receita de guacamole

                               

Os benefícios do abacaxi para a saúde